domingo, 28 de fevereiro de 2016

Tempo de Esperança



 “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” - São Francisco de Assis

Neste começo de ano acompanhei com grande emoção lindas expressões de conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros. Algumas famílias apadrinharam os estudos de crianças que vivem no Abrigo Casas Naim ( Leia aqui  e aqui) em colégio particular.

O projeto foi batizado com o nome de Projeto na Escola, com o grande desafio de apadrinhar crianças das Casas Naim em uma escola particular. Acreditamos que pequenos gestos, irão criar novas oportunidades para que essas crianças se sintam amadas, acolhidas e quem sabe tenham um futuro melhor,  "um grão de areia neste mar caótico que ronda nosso país , nossa educação ". Até o momento, 9 crianças já foram apadrinhadas para o ano letivo de 2016, reconhecemos que esta oportunidade deveria ser dada à todos, mas estas nobres esmolas, obra de caridade e de misericórdia, são bálsamos que nascem do Amor de Deus.

“Dentre os gestos de misericórdia, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna. E também uma prática de justiça que agrada a Deus.” -Catecismo da Igreja Católica §2447. (Leia aqui)


As próprias famílias, que aderiram ao projeto, com a ajuda de algumas voluntárias, visitaram os colégios aos arredores do abrigo, levantaram os custos de mensalidade, uniforme e material escolar. Negociaram descontos, verificaram a quantidade de alunos por sala de aula, compareceram a reuniões com a Coordenação e Direção das escolas, avaliaram a segurança do local. Um verdadeiro compromisso com o outro, exemplo de generosidade. Dar a essas pessoas oportunidades de ajudar é tão precioso quanto as crianças receberem esta ajuda.

Mas o mais contagiante de todo o processo foi a alegria das crianças ao conhecerem a nova escola. Tudo novinho, todos arrumados, lindos sorrisos e observações positivas ditas pelas crianças, como essa frase de uma criança de 12 anos: “Nunca fui a uma escola onde os professores dão tanta atenção e se preocupam com todos!!!”.

Numa tarde uma das crianças, com  a idade de 8 anos, me acompanhou até a capela da Casa Naim onde fui rezar. Ele entrou comigo, ajoelhou-se em frente ao Sacrário e deu um grande suspiro. Ele estava tão lindo, ajoelhei-me ao lado dele, peguei uma de suas mãos, ele colocou sua outra mão pequenina em cima da minha e apertou. Perguntei se ele gostaria que eu orasse com ele pela escola nova. Ele disse sim, com mais um longo suspiro. Pedimos juntos a Jesus pela nova escola, os novos amigos e tudo de novo que ele iria aprender. Depois da oração ele abriu um sorriso e eu engoli o choro.

Que bom poder vivenciar estes momentos!!!   A vida de uma criança de abrigo é tão triste...poder escrever sobre a alegria é muito bom.

A Casa Naim para nossa família é a Jerusalém cidade amada de Jesus. As vezes choramos a respeito dela como Jesus chorou ao contemplar Jerusalém. Mas diferente do coração fechado de Jerusalém o coração da Naim é aberto, caloroso, recebe com amor seus visitantes, pois deixou-se ser visitada por Jesus e conhece quem pode dar a paz. A Casa Naim é o rio vivo que nos cura, restaura, nos une e nos faz uma família melhor.

Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, quem tiver o que comer, faça o mesmo (Lc 3,11). Dai o que tendes em esmola, e tudo ficará puro para vós (Lc 11,41). Se um irmão ou uma irmã não tiverem o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém dentre vós lhes disser "Ide paz, aquecei-vos e saciai-vos, e não lhes der o necessário para manutenção, que proveito haverá nisso? (Tg 2, 15-16).



Nenhum comentário:

Postar um comentário