quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Noites Com Sol



Partilho com vocês um pouco de nossa caminhada como família apoio de crianças do abrigo Casas Naim em SP. 

As Casas Naim é uma ONG mantida à base de doações de pessoas físicas e jurídicas, a ONG também é vinculada à Igreja Católica onde vivem crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, em situação de risco, orfãos e ex-moradores de rua de 0 aos 17 anos e 11 meses.

Conhecemos o abrigo a três anos atrás em um sábado, num evento aberto para um dia de convivência com as crianças.Iniciou com o café da manhã e foi até o meio da tarde. Fomos eu, meu marido, meu filho, meu irmão, minha cunhada e mais dois amigos. Foi incrível a integração com as crianças, algumas se achegaram a nós e ao nosso filho. Todos nós brincamos, foi muito especial. Levamos doações de roupas, chinelos, estojos escolar e várias guloseimas.

Depois deste dia passamos a visitá-los uma vez por mês e fomos nos envolvendo cada vez mais. Após 6 meses, no aniversário de 5 anos de nosso filho , levamos algumas crianças, que em nossas visitas à Casa Naim , tinham se achegado a nós e principalmente de nosso filho, para participar da festinha dele. 
Foi no feriado de Páscoa, ficaram conosco, em nossa casa hospedadas, 3 crianças por 4 dias. Vivemos a mais viva Páscoa de nossas vidas, partilhamos da mesma mesa na quinta-feira santa, vivemos a dor da cruz na sexta feira santa e sentimos a alegria da ressureição no domingo.

Começou sem nenhuma pretensão de ser um projeto, era apenas o aniversário de nosso filho e gostaríamos de trazer algumas crianças da casa Naim para participar da festinha dele. Mas depois desta experiencia, fomos fisgados, uma vez nos mês sem falta eles passam um feriado ou final de semana conosco, alguns nas férias ficaram 9, 10 ou15 dias dependendo da oportunidade.

Fizemos muitas coisas juntos: picnic, festas infantis, visitas a nossa família, fomos a missa, assistimos filmes no sofá de casa, comemos em restaurantes, escalamos, fomos a praia, cachoeiras, andamos a cavalo, cantamos, fomos ao shopping, ao supermercado , ao cinema, ao SESC, ao Teatro, em shows, no parque, na piscina.

Fomos nos adequando, aprendendo, as vezes chorando, muitas vezes rindo, muitas vezes gargalhando. Servimos muito, nos cansamos, cozinhamos, limpamos, arrumamos a bagunça, lemos estórias, oramos, viajamos, passeamos, brincamos, demos muita bronca, pegamos no pé. Já nos arrependemos, nos questionamos, nos revoltamos, nos magoamos, conhecemos, ouvimos, falamos muito, fotografamos, ficamos bravos, perdemos a paciência, aconselhamos mas principalmente aprendemos a amá-los.
 
Ganhamos beijos, abraços e demos cafuné. Fomos acordados a noite e recebemos o pedido " fica comigo tenho medo de trovoada".

Costuramos roupas que se rasgaram, desembaraçamos cabelos, passamos repelente e filtro solar, cortamos a carne do prato, cortamos as unhas, ensinamos a desligar as luzes para economizar, regulamos os doces e os refrigerantes para não dar “dor de barriga”, obrigamos a pelo menos experimentar a comida que não gosta.
Exigimos assumir as coisas erradas,  falar a verdade, respeitar e obedecer!

Temos certeza absoluta que eles fazem mais bem a nós que nós a eles !Então somos gratos ...
As crianças de abrigos são órfãos, de pais vivos e pais mortos, com uma amargura a mais: não ter um ombro para se debruçar para chorar e partilhar o que vai no coração. O sistema de acolhimento institucional não ajuda muito é preciso lutar para transformar um abrigo em algo parecido com um lar, o resultado quase sempre são crianças solitárias e sem referência de família.
Escolhi o título Noites com Sol, em lembrança à musica do Flavio Venturini pois ” certas canções são eternas “:
“Ouvi dizer que são milagres
Noites com sol
Mas hoje eu sei não são miragens
Noites com sol
...
Pode abrir a janela
Noites com sol e neblina
Deixa rolar nas retinas
Deixa entrar o sol”

Para contactar:
Casa Naim São Paulo/SP
Tel: (11) 98731-1547 / (11) 3943-7163
E-mail: casanaim@misericordia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário